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Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de
Porto Alegre. O filme foi realizado com o apoio de Kodak do Brasil,
Curt-Alex Laboratórios e Álamo Estúdios de Som.
ANÁLISE
De forma ácida e
com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres
humanos. O próprio roteirista/diretor já afirmou em entrevista que o texto do
filme é inspirado em suas leituras de Kurt Vonnegut ("Almoço de Campeões"/
"Breakfast of Champions") e nos filmes de Alain Resnais ("Meu Tio da América"/
"Mon Oncle d'Amérique"), entre outros.
O
filme já foi acusado de "materialista" por ter, em uma de suas
cartelas iniciais, a inscrição "Deus não existe". No entanto, o
crítico Jean-Claude
Bernardet (em "O
Cinema no século", org.Ismail Xavier, Imago
Editora, 1996) definiu Ilha
das Flores como "um
filme religioso" e a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do
Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o "melhor
filme brasileiro do ano" em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica européia como
um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.
PRÊMIOS
·
Melhor
filme de curta-metragem (e mais 8 prêmios) no 17° Festival de Gramado, 1989.
·
Urso de Prata para
curta-metragem no 40° Festival de Berlim, 1990.
·
Prêmio Air France como melhor curta
brasileiro do ano, 1990.
·
Prêmio Margarida de Prata (CNBB), como melhor curta
brasileiro do ano, 1990.
·
Prêmio
Especial do Júri e Melhor Filme do Júri Popular no 3° Festival de
Clermont-Ferrand, França, 1991.
·
"Blue Ribbon Award" no American Film and Video Festival, New York, 1991.
·
Melhor
Filme no 7º No-Budget Kurzfilmfestival, Hamburgo, Alemanha,
1991.
FATOS
A Ilha das Flores está localizada
à margem esquerda do Rio Guaíba, a poucos quilômetros de Porto Alegre. Para lá
é levada grande parte do lixo produzido
na capital. Este lixo é depositado num terreno de propriedade de criadores de
porcos. Logo que o lixo é descarregado dos caminhões os empregados separam
parte dele para o consumo dos porcos. Durante este processo começam a se formar
filas de crianças e mulheres do lado de fora da cerca, a espera da sobra do
lixo, que utilizam para alimentação. Como as filas são muito grandes, os
empregados organizam grupos de dez pessoas que, num tempo estipulado de cinco
minutos, podem pegar o que conseguirem do lixo. Acabado o tempo, este grupo é
retirado do local, dando lugar ao próximo grupo.
O FILME
A idéia do filme é mostrar o
absurdo desta situação: seres humanos que, numa escala de prioridade, se
encontram depois dos porcos. Mulheres e crianças que, num tempo determinado de
cinco minutos, garantem na sobra do alimento dos porcos sua alimentação diária.
Esta situação absurda será mostrada de uma forma absurda. O filme será
estruturado como um documentário científico, do tipo"Wild Life". A
câmera vai seguir um tomate, desde a sua plantação até o consumo por uma
criança da Ilha das Flores, passando pelo supermercado e pela casa de uma
consumidora. Todas as informações do texto serão ilustradas, da maneira mais
didática possível. A narração será feita no padrão normal dos documentários,
sem qualquer tom caricato e sem emoções.
INFLUÊNCIAS
As principais influências deste
filme são: a arte de identificação, Kurt Vonnegut Jr., Meu Tio da América, as
matérias da RBS TV enviadas de Tramandaí, a Enciclopédia Conhecer e os documentários
"Wild Life". O público alvo, assim como o do disco metálico de
informações enviadas a Plutão pela NASA, são os seres extraterrestres, se eles
existirem. O texto de narração tem 185 linhas, 183 foram criadas pelo
telencéflao altamente desenvolvido do autor. Duas linhas são de Cecília
Meireles.
AS IMAGENS
O filme inicia com três frases que surgem na tela;
. Este não é um filme de ficção
. Esta não é a sua vida
. Deus não existe
As frases desaparecem em fade e
surge um globo girando, como o início de Casablanca. Aproximação do globo com
fusões sucessivas até um mapa onde se lê "Belém Novo" ou "Porto
Alegre". Fusão para uma plantação de tomates em Belém Novo. Cam na mão
avança em direção a um japonês que está de pé, no meio da plantação. A partir
daí, a câmera mostra exatamente o que o texto diz, da forma mais didática,
óbvia e objetiva possível. Quando o texto fala em números eles são mostrados
num quadro negro ou em
gráficos.
gráficos.
O TEXTO
Estamos em Belém Novo, município de Porto Alegre, Estado
do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, mais precisamente na latidude
30 graus, 2 minutos e 15 segundos Sul e longitude 51 graus, 13 minutos e 13 segundos
Oeste. Caminhamos neste momento numa plantação de tomates e podemos ver a
frente, em pé, um ser humano, no caso, um japonês.
Os japoneses se distinguem dos demais seres humanos pelo
formato dos olhos, por seus cabelos lisos e por seus nomes característicos. O
japonês em questão chama-se Toshiro. Os seres humanos são animais mamíferos,
bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes,
como a galinha principalmente por duas características: o telencéfalo altamente
desenvolvido e o polegar opositor.
O telencéfalo altamente desenvolvido permite aos seres
humanos armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las. O
polegar opositor permite aos seres humanos o movimento de pinça dos dedos o
que, por sua vez, permite a manipulação de precisão. O telencéfalo altamente
desenvolvido somado a capacidade de fazer o movimento de pinça com os dedos deu
ao ser humano a possibilidade de realizar um sem número de melhoramentos em seu
planeta, entre eles, plantar tomates.
O tomate, ao contrário da baleia, da galinha, dos
japoneses e dos demais seres humanos, é um vegetal. Fruto do tomateiro, o
tomate passou a ser cultivado pelas suas qualidades alimentícias a partir de
1800. O planeta Terra produz cerca de 28 bilhões de toneladas de tomates por
ano.
O senhor Toshiro, apesar de
trabalhar cerca de 12 horas por dia, é responsável por uma parte muito pequena
desta produção. A utilidade principal do tomate é a alimentação dos seres
humanos. O senhor Toshiro é um japonês e, portanto, um ser humano. No entanto,
o senhor Toshiro não planta os tomates com o intuito de comê-los. Quase todos
os tomates produzidos pelo senhor Thoshiro são entregues a um supermercado em
troca de dinheiro.
O dinheiro foi criado provavelmente por iniciativa de
Giges, rei da Lídia, grande reino da Asia Menor, no século VII Antes de Cristo.
Cristo era um judeu. Os judeus possuem o telencéfalo altamente desenvolvido e o
polegar opositor. São, portanto, seres humanos. Até a criação do dinheiro, o
sistema econômico vigente era o de troca direta. A dificuldade de se avaliar a
quantidade de tomates equivalentes a uma galinha e os problemas de uma troca
direta de galinhas por baleias foram os motivadores principais da criação do
dinheiro.
A partir do século III A.C. qualquer ação ou objeto produzido
pelos seres humanos, frutos da conjugação de esforços do telencéfalo altamente
desenvolvido com o polegar opositor, assim como todas as coisas vivas ou não
vivas sobre e sob a terra, tomates, galinhas e baleias, podem ser trocadas por dinheiro.
Para facilitar a troca de tomates por dinheiro, os seres
humanos criaram os supermercados. Dona Anete é um bípede, mamífero, possui o
telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor. é, portanto, um ser
humano. Não sabemos se ela é judia, mas temos quase certeza que ela não é japonesa.
Ela veio a este supermercado para, entre outras coisas, trocar seu dinheiro por
tomates. Dona Anete obteve seu dinheiro em troca do trabalho que realiza. Ela
utiliza seu telencéfalo altamente desenvolvido e seu polegar opositor para
trocar perfumes por dinheiro.
Perfumes são líquidos normalmente extraídos das flores
que dão aos seres humanos um cheiro mais agradável que o natural. Dona Anete
não extrai o perfume das flores. Ela troca, com uma fábrica, uma quantidade
determinada de dinheiro por perfumes. Feito isso, dona Anete caminha de casa em
casa trocando os perfumes por uma quantidade um pouco maior de dinheiro. A diferença
entre estas duas quantidades chama-se lucro. O lucro de Dona Anete é pequeno se
comparado ao lucro da fábrica, mas é o suficiente para ser trocado por 1 k de
tomate e 2 k de carne, no caso, de porco.
O porco é um mamífero, como os
seres humanos e as baleias, porém quadrúpede. Serve de alimento aos japoneses e
aos demais seres humanos, com exceção dos judeus. Os alimentos que Dona Anete
trocou pelo dinheiro que trocou por perfumes extraídos das flores, serão
totalmente consumidos por sua família num período de sete dias. Um dia é o
intervalo de tempo que o planeta terra leva para girar Completamente sobre o seu próprio eixo. Meio
dia é a hora do almoço. A família é a comunidade formada por um homem e uma
mulher, unidos por laço matrimonial, e pelos filhos nascidos deste casamento.
Alguns tomates que o senhor Toshiro trocou por dinheiro
com o supermercado e que foram trocados novamente pelo dinheiro que dona Anete
obteve como lucro na troca dos perfumes extraídos das flores foram
transformados em molho para a carne de porco. Um destes tomates, que segundo o
julgamento altamente subjetivo de dona Anete, não tinha condições de virar
molho, foi colocado no lixo.
Lixo é tudo aquilo que é
produzido pelos seres humanos, numa conjugação de esforços do telencéfalo
altamente desenvolvido com o polegar opositor, e que, segundo o julgamento de
um determinado ser humano, num momento determinado, não tem condições de virar molho.
Uma cidade como Porto Alegre, habitada por mais de um milhão de seres humanos,
produz cerca de 500 toneladas de lixo por dia.
O lixo atrai todos os tipos de
germes e bactérias que, por sua vez, causam doenças. As doenças prejudicam
seriamente o bom funcionamento dos seres humanos. Além disso, o lixo tem
aspecto e aroma extremamente desagradáveis. Por tudo isso, ele é levado na sua totalidade
para um único lugar, bem longe, onde possa, livremente, sujar, cheirar mal e
atrair doenças.
O lixo é levado para estes lugares por caminhões. Os
caminhões são veículos de carga providos de rodas. Quando da realização deste
documentário, em 1989, os caminhões eram dirigidos por seres humanos.
Em Porto Alegre, um dos lugares
escolhido para que o lixo cheire mal e atraia doenças foi a Ilha das Flores. Ilha
é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. A água é uma
substância inodora, insípida e incolor formada, teoricamente, por duas
moléculas de hidrogênio e uma molécula de oxigênio. Flores são os órgãos de
reprodução das plantas, geralmente odoríferas e de cores vivas. De flores
odoríferas são extraídos perfumes, como os que do Anete trocou pelo dinheiro
que trocou por tomates.
Há poucas flores na Ilha das
Flores. Há, no entanto, muito lixo e, no meio dele, o tomate que dona Anete
julgou inadequado para o molho da carne de porco. Há também muitos porcos na
ilha. O tomate que dona Anete julgou inadequado para o porco que iria servir de
alimento para sua família pode vir a ser um excelente alimento para o porco e
sua família, no julgamento do porco. Cabe lembrar que dona Anete tem o
telencéfalo altamente desenvolvido enquanto o porco não tem nem mesmo um
polegar, que dirá opositor.
O porco tem, no entanto, um dono. O dono do porco é um
ser humano, com telencéfalo altamente desenvolvido, polegar opositor e
dinheiro. O dono do porco trocou uma pequena parte do seu dinheiro por um
terreno na Ilha das Flores, tornando-se assim, dono do terreno. Terreno é uma
porção de terra que tem um dono e uma cerca. Este terreno, onde o lixo é
depositado, foi cercado para que os porcos não pudessem sair e para que outros
seres humanos não pudessem entrar, o que faria do dono do porco um ex-dono de
porco.
Os empregados do dono do porco separam no lixo aquilo que
é de origem orgânica daquilo que não é de origem orgânica. De origem orgânica é
tudo aquilo que um dia esteve vivo, na forma animal ou vegetal. Tomates,
galinhas, porcos, flores e papel são de origem orgânica.
O papel é um material produzido a
partir da celulose. São necessários 300 quilos de madeira para produzir 60
quilos de celulose. A madeira é o material do qual são compostas as árvores. As
árvores são seres vivos. O papel é industrializado principalmente na forma de
folhas, que servem para escrever ou embrulhar. Este papel, por exemplo, foi
utilizado para elaboração de uma prova de História da Escola de Segundo Grau
Nossa Senhora das Dores e aplicado à aluna Ana Luiza Nunes, um ser humano.
Uma prova de História é um teste
da capacidade do telencéfalo de um ser humano de recordar dados referentes ao
estudo da História, por exemplo: quem foi Mem de Sá? Quais eram as capitanias hereditárias?
A História é a narração metódica dos fatos ocorridos na vida dos seres humanos.
Recordar é viver.
Os materiais de origem orgânica,
como os tomates e as provas de história, são dados aos porcos como alimento.
Durante este processo, algumas mulheres e crianças esperam no lado de fora da cerca
na Ilha das Flores. Aquilo que os porcos julgarem inadequados para a sua
alimentação, será utilizado na alimentação destas mulheres e crianças. Estas
mulheres e crianças são seres humanos, com telencéfalo altamente desenvolvido,
polegar opositor e nenhum dinheiro. Elas não têm dono e, o que é pior, são
muitas. Por serem muitas, elas são organizadas pelos empregados do dono do
porco em grupos de dez e têm a permissão de passar para o lado de dentro da cerca. Do lado de
dentro da cerca elas podem pegar para si todos os alimentos que os empregados
do dono do porco julgaram inadequados para o porco.
Os empregados do dono do porco
estipularam que cada grupo de dez seres humanos tem cinco minutos para
permanecer do lado de dentro da cerca recolhendo materiais de origem orgânica,
como restos de galinha, tomates e provas de história. Cinco minutos são 300 segundos.
Desde 1958, o segundo foi definido como sendo o equivalente 9 bilhões, 192
milhões, 631 mil 770 mais ou menos 20 ciclos de radiação de um átomo de césio
quando não perturbado por campos exteriores. O césio é um material não orgânico
encontrado no lixo em Goiânia.
O procedimento dos seres humanos
que recolhem materiais orgânicos no lado de dentro da cerca da Ilha das Flores
é semelhante apenas em objetivo ao procedimento de Dona Anete no supermercado.
No supermercado Dona Anete troca o dinheiro que trocou
por perfumes extraídos das flores pelo material orgânico; na Ilha das Flores os seres humanos não têm dinheiro algum; no
supermercado dona Anete tem o tempo que julgar necessário para apanhar
materiais orgânicos mas não há provas de história disponíveis.(A partir deste
momento a câmera se fixa exclusivamente nas
mulheres e crianças no meio do lixo) O que coloca os seres humanos da Ilha
das Flores numa posição posterior aos porcos na prioridade de escolha de
materiais orgânicos é o fato de não terem dinheiro nem dono. Os humanos se diferenciam
dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar
opositor e por serem livres. Livre é oestado daquele que tem liberdade.
Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que
explique e ninguém que não entenda.
FIM
REFERENCIAS
·
casacinepoa.com
·
eikipedia.org.
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